domingo, 20 de novembro de 2011

Backup Diferencial e Backup Incremental

Qual é a diferença entre o Backup Diferencial e o Backup Incremental?

- Backup Diferencial:

O Backup Diferencial, é executado após o último backup FULL, ele realiza backup apenas dos arquivos alterados, em sua primeira execução.

Na segunda execução, ele irá realizar o backup dos arquivos que foram alterados após o último backup FULL, mais os arquivos que foram alterados depois do primeiro backup Diferencial, na terceira execução, o backup Diferencial irá pegar o montante dos arquivos alterados do primeiro e segundo backups, mais os arquivos alterados depois da segunda execução conforme imagem abaixo:


- Restore:

Na realização de um restore, será então necessário último backup FULL, e o último backup Diferencial.

- Backup Incremental:

O backup Incremental, realiza backup apenas dos últimos arquivos alterados, conforme imagem abaixo:


- Restore:

O restore do tipo de backup Incremental, será da seguinte forma, você deverá utilizar o último backup FULL, e em seguinda todos os backups depois do backup FULL (que são as alterações dos dias).

- Observações:

Os exemplos acima de restore, são baseados em perdas FULL, no dia-a-dia, dependendo da quantidade de arquivos e última alteração, não será necessário todos os backups desde o último FULL, para realização do restore.

Apesar do backup Diferencial, aparentemente ser mais vantajoso do que o backup Incremental, dentro do seu ambiente é necessário verificar se realmente você terá uma janela de tempo de execução do backup Diferencial, já que a cada dia ele será mais demorado decorrente a quantidade de arquivos a serem backupeados.

11 comentários:

  1. muito obrigado sanou minhas dúvidas.

    ResponderExcluir
  2. explicación simple y sencilla, ¡¡ excelente !!

    ResponderExcluir
  3. ótima explicaçao!!! nao consegui entender noutros sites.

    ResponderExcluir
  4. Amigo, você inverteu o título das imagens. Onde está Diferencial, é para ser Incremental, e onde está Incremental, é pra ser Diferencial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, essa explicação está correta. Não está invertida não.

      Excluir
    2. Camarada o site da IBM, onde tem umas explicações sobre backup consta uma imagem explicando o incremental, e de fato o seu titulo está equivocado: http://www.ibm.com/developerworks/data/library/techarticle/dm-0407tham/index.html

      Excluir
    3. A explicação do Fernando está correta. O guia da IBM também, obviamente, também está correto, mas o conceito neste caso é outro.

      Excluir
  5. Parabéns! Ótima explicação!

    ResponderExcluir
  6. Muito bom! Li em vários sites e só aqui consegui entender.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  7. Muito bom. Direto ao assunto de forma simples e sem enrolação! Parabéns!

    ResponderExcluir