Métodos de Resolução NetBIOS

BROADCAST - O primeiro mecanismo de resolução habilitado pelo NetBIOS é o broadcast sobre IPv4. As conexões de rede local, como vimos no post anterior, tem por padrão o NetBIOS habilitado. Com isso, um computador que precise resolver um nome, vai enviar um broadcast a rede local, solicitando ao dono desse nome que responda com o endereço IPv4 dele.

WINS - Um servidor WINS, é basicamente uma lista de nomes de computadores com os seus IPs relacionados, como NYC-DC1 e ip 10.10.0.1, ou NYC-CL1 e ip 10.10.0.35. Ao utilizar um servidor WINS, você executa duas tarefas, você faz com que o computador busque o nome de computador, que não podem utilizar resoluções de nomes LLMNR e/ou DNS, e registra o nome do computador local na lista do servidor WINS.

A vantagem mais importante do WINS é habilitar a resolução de nomes NetBIOS além da sub-rede local.

Arquivo LMHosts - O arquivo LMHosts é um arquivo de banco de dados estático local armazenado no diretório %systemRoot%\system32\Drivers\Etc que mapeia nomes NetBIOS para endereços IP. Esses registros são criados manualmente, por isso, ele costuma ser utilizado apenas para resolução de nomes remotos, ou quando qualquer um dos outros métodos de resolução de nomes, estiver indisponível.

Diferenças:

ARQUIVO HOSTS - Ajuda a resolver nomes do host (basicamente nomes DNS) em endereços IP.
ARQUIVO LMHOSTS - Ajuda a resolver nomes NetBIOS em endereços IP.

Comentários

Postagens mais visitadas