Resolução de Nomes Multicast de Link Local (LLMNR)
Recurso de resolução de nomes que é ativado após se ativar a DESCOBERTA DE REDE (NETWORK DISCOVERY), no Windows Vista, Windows 7 e Windows Server 2008.
O LLMNR utiliza o multicasting para resolver endereços IPv6 em nomes de computadores da MESMA sub-rede local, sem nenhuma estrutura de DNS ou NetBios.
Quando ativado, ele é um recurso utilizado antes do NetBios.
Imagine a seguinte situação, em uma rede doméstica, onde existem 2 computadores executando o Windows 7, um se chama Client-A e o outro Client-B.
Se quiser que o Client-A, acesse recursos do Client-B, será necessário digitar um caminho Universal Naming Convention (UNC), na forma de \\Client-B, caso não tenha uma estrutura NetBios, o Client-A, irá utilizar primeiro o LLMNR a fim de tentar resolver o nome Client-B.
Caso, ele não localize em seu cache o Client-B, ele irá mandar um pacote IPv6 multcasting FF02::1:3, e todos os hots IPv6 na rede que estiverem com o NETWORK DISCOVERY habilitados, irão ouvir o tráfego enviado para o endereço multicast.
Se o Client-B, estiver na mesma sub-rede e com o NETWORK DISCOVERY habilitado, ele irá ouvir a consulta e responderá ao Client-A.
Como um mecanismo de resolução de nomes o LLMNR, oferece algumas vantagens importantes, como não precisar de nenhuma configuração adicional, e também é compatível com o IPv6, algo que o NetBios, não é.
No entanto, o LLMNR, tem também desvantagens, só pode se comunicar com as versões mais rescentes de Windows, como o Vista e 7, e o Windows Server 2008. Ou, apenas conseguir se comunicar na mesma sub-rede.
Comentários
Postar um comentário